Startups é um termo que até pouco tempo a maioria das pessoas não conheciam, hoje em dia, o termo está a cada dia mais difundido e quem está no mundo empresarial já não pode seguir sem entender o que é uma Startup.

Para te ajudar de uma vez por todas a entender a diferença entre uma empresa tradicional e uma startup, e descobrir se esse modelo de negócio é para você, confira a seguir o que você precisa saber sobre as características de uma STARTUP.

O que é uma STARTUP?

O termo STARTUP se refere à ideia de iniciar algo, ou seja, colocar as coisas para funcionar, mas como isso se aplica ao mercado do empreendedorismo?

Esse termo, ligado ao mundo dos negócios, surgiu simultaneamente à bolha das empresas “ponto-com”, entre 1996 e 2001. 

Tal movimento especulativo subiu consideravelmente as ações voltadas para empresas de tecnologia da informação e comunicação associadas ao universo da internet.

Um grupo de pessoas que trabalham por uma causa inovadora com alto potencial de crescimento, é o primeiro passo para um negócio ser definido como uma STARTUP, mas não se limita a isso.

Para ganhar status de STARTUP o negócio precisa seguir um modelo de negócio com ALTO PODER DE CRESCIMENTO, com capacidade de ser REPETÍVEL e ESCALÁVEL, além de ter como desafio soluções a serem desenvolvidas e tudo isso em um CENÁRIO DE INCERTEZAS, calma, vamos explicar cada uma desses termos a seguir.

O que é o Modelo de negócio de uma STARTUP?

O modelo de negócio é o modo como a empresa funciona em busca de gerar valor, transformando trabalho em dinheiro a partir do cumprimento da seguinte missão: resolver o problema, ou a dor, do cliente.

Um dos maiores desafios de uma STARTUP é criar um modelo de negócio que seja inovador, já que o foco não está apenas no produto, mas no seu valor, e a partir dele é possível mensurar o quanto sua empresa satisfaz seu cliente. 

As pessoas só estarão dispostas a pagar por produtos e serviços que elas confiam e acreditam que resolverão seus problemas.

Qual a definição de Repetível e Escalável?

Para uma empresa ser considerada uma STARTUP, seu modelo de negócio precisa ser repetível, ou seja, ter a capacidade de entregar seu produto ilimitadamente, para isso o modelo não pode requerer que cada cliente precise de adaptações e customizações para que o serviço o atenda. 

Preencher esse requisito depende de que o produto ou serviço esteja sempre disponível independente da demanda ou que o mesmo produto possa ser vendido várias vezes para diferentes clientes.

Outra necessidade de uma STARTUP é ser Escalável, ou seja, ter o potencial de crescer cada vez mais sem interferir no seu modelo de negócio. 

Os custos com manutenção precisam se manter iguais, ou ter pouca variação, enquanto isso o faturamento precisa crescer muito e rapidamente, gerando altos resultados.

Porque trabalhar em um Cenário de Incertezas?

A incerteza que gira em torno de uma empresa iniciante é o risco que uma startup precisa correr.

Dúvidas como: “Quem é o meu cliente?” “Quanto cobrar pelo meu serviço?” “Como entregar o meu produto?” serão frequentes, mas se o gestor da startup estiver bem preparado e munido de todas as informações necessárias o crescimento será uma consequência.

É importante entender que os riscos da fase inicial precisam ser mensurados, o pouco retorno pode durar algum tempo, mas é preciso saber diagnosticar quando a empresa não está gerando o resultado esperado e ter a responsabilidade de encerrar suas atividades e começar do zero, caso contrário estará apenas se enganando.

Por conta desses riscos, é preciso que o empreendedor que se proponha a seguir o modelo de uma STARTUP esteja preparado para se manter no período de pouco retorno financeiro do seu novo negócio e, principalmente, que seja realista no momento de definir o futuro da empresa.

As STARTUPS são apenas empresas de internet?

É um fato que a internet é uma das maiores aliadas das STARTUPS, isso porque esse modelo de negócio precisa de alto poder de alcance, tanto para conquistar seus clientes, como para atendê-los da forma mais rápida possível, e para isso a internet é uma ferramenta muito eficiente.

Entretanto, afirmar que uma STARTUP se limita a isso é errado, sua empresa pode atuar em diversos ramos e ainda assim estar dentro desse modelo de negócio.

Exemplos de STARTUPS

São muitas as formas como podemos segmentar os tipos de STARTUPS, entretanto o mercado segue o seguinte modelo:

Small-Business Startups: São administradas por empreendedores com pouca experiência e visão bem limitada. Eles controlam o seu negócio próprio que, muitas vezes, é familiar e não tem muito interesse em crescer. Entretanto no mercado local gera movimentação.

Scalable Startups: Se refere a um modelo de negócio com grande potencial de crescer, mas que necessita de investimento para decolar. Nesse caso o mais provável é que em tal estágio o empreendimento seja vendido para investidores.

Lifestyle Startups: Esse modelo é movido pelo sonho de seus idealizadores, ele visa gerar renda, mas sem deixar de atender aos gostos pessoais de seus gestores. 

Buyable Startups: Consiste em uma ideia inovadora, mas que necessita que investimentos de risco sejam feitos para concretizá-la e seguir em frente com o modelo de negócio.

Social Startups: Esse modelo de negócio visa fazer a diferença no mundo, ajudando outras pessoas ou negócios a gerar resultados que impactem a sociedade. Nesse caso pode ser uma empresa sem fins lucrativos, mas não exclusivamente.

Large-company Startups: No caso de empresas que já estão no mercado e precisam de inovação para se reinventar, buscar se adaptar a partir de modelos novos como os da STARTUPS pode ser uma saída.

Se pararmos para pensar, muitas empresas, que hoje são de grande porte, surgiram como uma STARTUP, ou seja, em um cenário de incerteza, com pouco ou nenhum investimento e ideias inovadoras.

No atual mercado é possível prever um aumento no surgimento de novos modelos de negócios inovadores, e com isso a necessidade de adaptação e o aumento da competitividade serão fatores decisivos para o sucesso de um empreendimento.