Nos últimos anos, o mercado brasileiro sofreu grandes alterações em um curto espaço de tempo. A pandemia, a crise econômica e as novas medidas de segurança sanitária moldaram um novo cenário e mudaram as tendências de consumo no Brasil

Com essas mudanças nos hábitos dos consumidores, as empresas precisaram se adaptar.

Sobretudo os pequenos e médios negócios que para sobreviverem precisam mais do que se adaptar, se reinventar.

Para entender melhor as principais mudanças do cenário consumidor nacional e as novas tendências de consumo no Brasil, acompanhe o artigo a seguir.

Vendas online

Após a chegada da pandemia, no primeiro semestre de 2020, quem já utilizava o ambiente virtual como ponto de venda, precisou aumentar essa estratégia.

E quem ainda não utilizava precisou se abrir para essa possibilidade.

No primeiro trimestre de 2021, as compras virtuais aumentaram 72% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa da Neotrust.

As vendas online passaram a ser uma realidade não só das grandes empresas, mas também das pequenas e médias.

Com essa necessidade batendo na porta de empreendedores Brasil afora, plataformas de marketplaces e empresas que terceirizam serviços como entregas por aplicativos tiveram um crescimento enorme.

Itens essenciais na frente

Com a crise financeira e a instabilidade, grande parte dos Brasileiros reduziram seu consumo de supérfluos e tiveram sua renda voltada para a compra apenas de itens essenciais.

A alta nos preços dos itens essenciais também diminuíram muito o poder de compra dos brasileiros e alguns setores apresentaram grandes quedas, como o setor de roupas que caiu 25%.

Consumo consciente e valorização do pequeno

Para os consumidores da classe média que não tiveram uma redução de renda muito significativa, a ideia de consumir de forma consciente aumentou.

A preocupação com o meio ambiente, bem como com causas sociais, alavancaram o setor sustentável e os comércios pequenos e locais.

Os negócios locais passaram a ser valorizados, dando a pequenos empreendedores a possibilidade de atravessar esse período com o apoio dos consumidores locais.

Mais do que atendimento, atenção

Com a possibilidade de pesquisar na internet e encontrar ofertas de produtos mais baratos, os negócios presenciais não podem mais oferecer apenas um bom atendimento, eles precisam oferecer atenção, capaz de gerar uma experiência ao cliente.

Quando um consumidor escolhe pagar mais caro por determinado produto ou serviço, ao invés de recorrer a uma compra online, ele busca por experiências que devem ser oferecidas por meio de uma atenção de excelência dos pequenos negócios.

Higiene e segurança em primeiro lugar

Por fim, é impossível pensar nas tendências  de consumo no Brasil sem levar em conta a preocupação do cliente com a higiene e segurança.

A segurança sanitária é imprescindível, sendo os negócios que oferecem um ambiente limpo e que seguem os protocolos de segurança preferidos pelo consumidor.

A segurança de dados também tem sido uma grande preocupação, portanto, oferecer métodos de pagamentos mais tecnológicos e a garantia de proteção de dados é um diferencial para empresas que querem sobreviver a esse período.

Conclusão

As transformações nas tendências de consumo no Brasil surgiram rapidamente, mas não parecem que irão embora pós-pandemia, portanto, se adaptar a elas é essencial.

As empresas que não passarem a se preocupar em atender as demandas mais exigentes dos consumidores antenados nas novidades podem ficar para trás e não conseguir sobreviver a esse período.

Se você é um empreendedor ou um cliente, já deve estar familiarizado com essas transformações, mas encará-las como definitivas é essencial para entender o movimento das tendências de consumo no Brasil.