Novembro é o mês dedicado à saúde dos homens e à prevenção de cânceres masculinos, como o câncer de próstata, um dos mais comuns na população masculina.

O câncer de próstata pode ser curado se diagnosticado precocemente, no entanto, os homens normalmente estão menos acostumados a check-ups e exames regulares, por isso, a campanha atenta para a importância da prevenção.

Atenção ao Câncer de Próstata

O câncer de próstata tem origem no crescimento do tecido glandular da próstata, que a princípio pode permanecer assintomático e depois dar origem a sintomas geralmente de natureza urinária. 

De todos os cânceres masculinos, o câncer de próstata é sem dúvida o mais comum, representando mais de 20% de todos os cânceres diagnosticados acima dos 50 anos de idade. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. O instituto aponta para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

Prevenção ao câncer de próstata

Não há maneiras seguras de prevenir o câncer de próstata, mas é possível adotar alguns hábitos saudáveis que podem ajudar:

– Comer porções moderadas e manter as calorias sob controle;

– Evitar alimentos ricos em gordura. Uma dieta rica em gorduras saturadas pode aumentar o risco de desenvolver a doença;

 – Fazer escolhas saudáveis, tais como alimentos em fibra integral (arroz ou pão);

beber pouco álcool;

– Comer frutas e vegetais. Uma dieta rica em frutas e vegetais também está associada a um risco reduzido de desenvolvimento de câncer em outros órgãos e sistemas;

 – Comem produtos de soja e leguminosas, pois contêm fitoestrogênios que têm uma ação estrogênica semelhante;

– Beber chá verde: contém antioxidantes que podem ter um efeito preventivo contra o câncer.

Quando procurar um médico?

Uma avaliação de triagem pode ser fundamental para a detecção precoce do câncer de próstata, por isso, ela deve ser feita por todos os homens após os 50 anos de idade, mesmo que eles estejam completamente assintomáticos. 

No caso de haver histórico familiar positivo para o câncer de próstata, é aconselhável começar a triagem antes dos 50 anos de idade. 

Por meio da triagem feita precocemente o urologista é capaz de verificar algumas características da glândula prostática e, se necessário, prescrever mais investigações.