Você pode até não perceber, mas a atuação da Anvisa está presente em grande parte da sua vida e, sobretudo, do seu consumo.

Diretamente ligada ao ministério da saúde, a Agência nacional de vigilância sanitária fiscaliza medicamentos, cosméticos, agrotóxicos, e tudo o que diz respeito à segurança sanitária no Brasil.

O principal objetivo da agência é reduzir riscos à saúde da população por meio ações reguladoras. A seguir acompanhe um pouco mais sobre a história e as funções da Anvisa.

O que é a ANVISA

Criada em 26 de janeiro de 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma agência reguladora sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.

A missão da agência é:“Promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, em ação coordenada com os estados, os municípios e o Distrito Federal, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde, para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.”

Atuação da Anvisa

A Anvisa controla produtos e serviços relacionados à saúde do brasileiro, tais como: medicamentos, alimentos, cosméticos, sangue, entre outros. Além disso, a agência também é responsável pela aprovação de produtos e serviços relacionados à saúde antes que eles sejam comercializados.

O controle da Anvisa não se limita a produtos nacionais, mas também, através da atuação em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço

em portos, aeroportos e fronteiras, controla a entrada de todo e qualquer produto na área da saúde que possa vir a entrar no Brasil.

A agência reguladora atua também monitorando e fiscalizando ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionadas à saúde, além de controlar o preço de medicamentos, atuando diretamente na esfera econômica.

Anvisa e indústria farmacêutica 

Todo e qualquer produto que tenha relação com a saúde, como medicamentos e cosméticos, sejam de origem brasileira ou estrangeira, precisam obter o registro da Anvisa antes de serem comercializados no Brasil.

Desta forma, a população brasileira encontra maiores garantias de segurança sanitária e podem confiar em medicamentos, cosméticos e todos os produtos relacionados à saúde.

Na indústria farmacêutica, a Anvisa é responsável não apenas por registrar os produtos, mas também por fiscalizar todos os processos do segmento.

Para que uma indústria do ramo farmacêutico possa exercer suas funções é preciso que ela siga os protocolos de Boas Práticas de Fabricação, um conjunto de procedimentos baseados em normas que garantem o controle do padrão de qualidade na fabricação de um produto.

Todas as empresas fabricantes de medicamentos no Brasil devem seguir as normas de BPF, e isso é garantido através do Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF).

Este documento é emitido após uma minuciosa verificação do cumprimento das normas de Boas Práticas de Fabricação, feita a partir de uma inspeção realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conclusão

Todo o trabalho da Anvisa é feito com a finalidade de garantir a saúde dos brasileiros através da fiscalização de produto e serviços  relacionados à saúde.

Com o rígido controle da agência reguladora, todo e qualquer produto que venha a ser comercializado ou oferecido à população que tenha relação com a saúde, antes de chegar até você passou por um minucioso processo de fiscalização.

Agora você já sabe o que é a Anvisa e como ela atua protegendo a população desde a água que consumimos até os tratamentos médicos ao qual, eventualmente, possamos nos submeter. Vida longa à Anvisa!