No mundo do empreendedorismo, conhecer alguns termos é muito importante para pensar nos próximos passos da sua empresa. Muitas vezes, o empreendedor já pensa em estratégias, mas ainda não sabe nomeá-las e isso pode estar acontecendo com você com o modelo de vendas B2B.

Para ajudar empreendedores iniciantes a começarem a entender mais sobre o mundo empresarial, a série “dicionário empreendedor” vai esclarecer alguns termos imprescindíveis para quem quer empreender.

Então, para entender o que significa o modelo de vendas B2B e como ele pode aumentar suas oportunidades de negócios, acompanhe o artigo a seguir.

O que é vendas B2B

B2B é a abreviação do termo Business to Business, que em português significa “de empresa para empresa”, o termo se refere a um modelo de vendas onde uma empresa vende seus produtos ou presta serviços para outra empresa.

Implementar o modelo de vendas B2B pode ser uma oportunidade de crescimento para sua empresa, porém, é importante ficar atento para fazer essa implementação de forma correta e agradar esse público tão exigente.

O modelo de vendas B2B pode ser executado tanto fisicamente quanto virtualmente, mas precisa de máxima atenção aos processos internos da empresa para atender com excelência e oferecer o melhor para a empresa que está comprando seus produtos ou serviços.

Diferença entre B2B e B2C

Os termos B2B e B2C se diferenciam no fim da jornada da venda, enquanto no modelo de vendas B2C o consumidor final é uma pessoa física, no modelo B2B o cliente final é uma outra empresa.

Conquistar clientes empresariais pode requerer um pouco mais de esforço e dedicação do que conquistar uma pessoa física, no entanto, os negócios fechados no sistema B2B tendem a ser mais rentáveis e duradouros.

No modelo de vendas B2C, a decisão de compras é tomada por apenas um indivíduo, enquanto no modelo de vendas B2B a decisão é tomada por diversas pessoas e setores de uma empresa.

Vantagens do modelo de vendas B2B

Quando pensamos em uma pessoa física como consumidor final vemos um número enorme de possibilidades de negócios, mas muitas vezes não paramos para pensar no leque de possibilidades de consumidores empresariais precisando de bons fornecedores ou prestadores de serviços.

Os acordos comerciais fechados no modelo B2B tendem a ser mais estáveis, gerando previsibilidade de caixa, além de as possibilidades de inadimplência serem menores.

Passos importantes para implementar o modelo de vendas B2B

Avalie a empresa compradora

Ao vender para um cliente empresarial, a sua empresa deve estar devidamente regulamentada para ser aceita pela outra que, por sua vez, também deve ser avaliada com cautela por você para garantir a segurança do negócio.

Adeque sua estratégia de marketing

Para se comunicar com um cliente empresarial você pode até utilizar estratégias parecidas das que usa com clientes pessoa física, porém, a linguagem deve ser adaptada para esse tipo de negócio.

Lembre-se que a imagem da sua empresa deve estar a altura do cliente, por isso, as estratégias de marketing devem passar conhecimento e segurança à empresa compradora.

Use a tecnologia a seu favor

Para gerir um negócio que utiliza o modelo de vendas B2B o uso da tecnologia para impulsionar o crescimento da empresa é essencial.

Utilizar ferramentas que te permitam otimizar o controle de dados, gestão de projetos e até o gerenciamento financeiro e de recebimentos é fundamental.

Conclusão

Agora que você já sabe como o modelo de vendas B2B pode impulsionar o crescimento do seu negócio, que tal considerar mais essa possibilidade?

Criar e gerenciar um negócio não é fácil, mas quando se conhece as possibilidades pode ficar mais simples acreditar em suas habilidades e começar a empreender.