Ter o controle financeiro do seu negócio é essencial para a saúde da empresa, por isso, esse é um setor que merece uma atenção especial dos gestores.

A perda do controle financeiro é uma das principais causas de mortalidade de empresas no Brasil.

Segundo dados do Serasa, são mais de 5,4 milhões de empresas inadimplentes e 4,2 milhões declaram não haver uma situação financeira confortável.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, a prevenção é o melhor caminho. Então confira a seguir algumas dicas para não perder o controle financeiro da sua empresa.

Separar finanças empresariais e pessoais

O controle financeiro começa por separar as finanças do seu negócio das suas finanças pessoais.

Perder o controle do que são despesas pessoais das despesas da empresa é muito fácil. Quando essa separação não é bem feita, pode te custar o bom desempenho do seu negócio ou até a sobrevivência dele.

Para fazer essa divisão é essencial subtrair do lucro da sua empresa um valor e “pagar seu próprio salário”.

Para isso, determine quanto será pago a si mesmo para uso pessoal e, acima de tudo, mantenha contas no banco separadas.

Faça uma reserva financeira de segurança

Quando o assunto é dinheiro, não podemos subestimar os imprevistos, pois eles acontecem e não estar preparado financeiramente para eles pode ser seu pior erro.

Para evitar que um imprevisto destrua a sua empresa, ter uma reserva financeira que cubra os custos de pelo menos 2 meses de operação é essencial.

Diminuir ou zerar as dívidas

Ter débitos em aberto é um caminho para aumentar prejuízos com despesas como multas e juros.

Além de fazer com que o custo da sua empresa fique mais alto e os lucros menores, as dívidas podem gerar a negativação do seu CNPJ, dificultando ainda mais a saúde financeira do seu negócio.

Administrar bem o que faz o dinheiro girar

Ter total controle do que está sendo gasto com estoque ou mão de obra é essencial para não perder o controle financeiro da sua empresa.

Para isso, esteja sempre atento com o acúmulo de mercadorias em estoque que possam estar encostadas e até mesmo vencer antes de serem vendidas.

Além disso, saiba valorizar e investir nos produtos ou mão de obra que têm maior saída e que te tragam mais capital.

Invista em inovação e tecnologia

Agilidade, praticidade e eficiência são alcançadas por meio de investimento em inovação e tecnologia.

Automatizar processos e utilizar recursos tecnológicos para otimizar processos de gestão é o melhor caminho para crescer seu negócio e garantir a saúde financeira dele.

Conclusão

Existem muitos fatores que podem pegar sua empresa de surpresa e te fazer passar por uma grande dificuldade financeira, porém, alguns deles podem ser previstos e bem administrados.

Faça o que estiver nas suas mãos para não perder o controle financeiro da sua empresa e garanta que o que está sob o seu controle seja devidamente feito.