Um dos maiores agravantes de doenças relacionadas à mente é o alto nível de estresse no trabalho.

Em todo o mundo, doenças como a depressão e a ansiedade têm aumentado consideravelmente, chegando a atingir cerca de 300 milhões de pessoas.

Segundo dados da OMS (organização mundial da saúde) as perdas por afastamentos e queda de produtividade causadas por essas doenças chegam a 1 trilhão de dólares por ano.

O comprometimento das empresas com programas que incentivem a saúde mental de seus funcionários são essenciais, assim como o autocuidado do profissional autônomo.

Por isso, tão importante quanto administrar sua carreira ou seu negócio é saber cuidar de você. A seguir, confira algumas dicas de como equilibrar trabalho e saúde mental.

O que é saúde mental

Saúde mental é o estado de bem-estar do ser humano, no qual ele é capaz de realizar suas tarefas e se recuperar do estresse causado pelo dia a dia.

Emocionalmente, o estado reflete o equilíbrio que possibilita lidar com questões internas e externas de sua vivência.

Além disso, ter a saúde mental equilibrada nos permite lidar com nossas próprias emoções e problemas ao mesmo tempo em que lidamos com as demais pessoas que nos cercam.

Principais causas de estresse no trabalho

Sobrecarga

Trabalhar por muitas horas seguidas pode ser um agravante para a saúde mental, uma vez que acarreta em sobrecarga física e emocional.

Falta de suporte

Não contar com as ferramentas e conhecimentos necessários para exercer uma tarefa também pode ser um fator prejudicial para a mente.

A falta de suporte faz com que o trabalho se torne muito mais complexo do que deveria, aumentando os níveis de estresse.

Falhas de comunicação

Para o trabalho fluir bem a comunicação é essencial, estar bem alinhado com as pessoas que trabalham com você, prestadores de serviços, fornecedores, clientes, etc, é fundamental.

As falhas na comunicação acabam por atrasar ou impossibilitar processos,  que levam a um nível maior de estresse.

Falta de objetivo

Trabalhar sem ter um objetivo faz com que suas funções pareçam inúteis e intermináveis.

Os seus valores precisam estar alinhados com o propósito do seu trabalho, para que a sua personalidade não se perca.

Assédio moral ou psicológico

Os efeitos psicológicos em uma pessoa que está sofrendo assédio pode ir desde a desmotivação até a perda da capacidade de exercer suas funções.

Por isso, lidar com esse tipo de relação pode trazer danos ao trabalho e ao trabalhador, prejudicando toda a empresa.

Como evitar o estresse no trabalho

Diminuir os causadores de estresse

Identificar os fatores causadores de estresse e bloqueá-los é a primeira medida a ser tomada.

Flexibilizar jornada

Evitar jornadas muito longas de trabalho é outra forma de lidar com os altos níveis de estresse.

Desenvolver ferramentas e habilidades

Se a falta de domínio de uma habilidade ou falta de ferramentas para exercer determinada função for um problema é preciso buscar melhorias para o bem estar profissional.

Diagnosticar problemas

Um problema de saúde identificado precocemente tem maiores chances de serem tratados com sucesso.

Procurar apoio

A busca por apoio, tanto no âmbito profissional como no pessoal, em um momento de fragilidade emocional é essencial.

Além dessas medidas, algumas condutas fora do ambiente laboral são importantes para uma boa saúde mental.

Procure fortalecer suas relações com amigos e familiares, tenha sempre como hobby uma atividade que te dê prazer e descanse a mente sempre que puder.

Algumas atitudes, hábitos e um ambiente de trabalho favorável podem te ajudar a manter a saúde mental.