Lidar com a saúde mental requer medidas diferentes para cada caso e, em alguns deles, o uso de antidepressivos pode ser uma das alternativas de tratamento.

Com a chegada da pandemia, a saúde mental dos brasileiros atingiu números ainda mais preocupantes do que já atingia antes, e, com isso, o uso de antidepressivos aumentou significativamente.

Entretanto, o uso de medicamentos antidepressivos requer cuidados com a administração, sobretudo no momento de parar.

Para entender porque não se pode parar de repente com antidepressivos e quais os efeitos que isso pode causar, acompanhe o texto a seguir.

O que são antidepressivos

Os antidepressivos são uma classe de medicamentos pertencentes ao grupo das drogas psicotrópicas.

Esses medicamentos são usados para tratar distúrbios do humor, tais como depressão e distúrbio bipolar. 

Como funcionam os antidepressivos

Antidepressivos agem sobre os neurotransmissores (serotonina e dopamina) alterando as quantidades de produtos químicos que normalmente atuam no cérebro.

Particularidades dos medicamentos antidepressivos

Diferentemente de medicamentos que começam a fazer efeito imediatamente no corpo, os antidepressivos requerem uma fase de adaptação que dura cerca de 15 dias.

Durante esse período o corpo começa a se adaptar ao funcionamento do medicamento antidepressivo, podendo apresentar reações como sonolência, enjoos e alteração de apetite.

Os efeitos do antidepressivo, por sua vez, demoram cerca de 4 a 6 semanas para aparecerem, por isso, é um tratamento que requer paciência e persistência. 

Porque não pode parar de uma vez com antidepressivos

Uma vez que o tratamento com antidepressivos precise ser descontinuado, seja por necessidade de trocar de remédio ou para finalizar o tratamento, a administração do medicamento não pode ser interrompida de um dia para o outro.

Assim como essa classe de medicamento demora um período para começar a fazer efeito, gerando desconfortos na fase inicial do tratamento, a interrupção no uso também requer um certo tempo.

Antidepressivos são medicamentos chamados “meia-vida”, ou seja, eles permanecem no organismo por 24 horas, depois disso o efeito desaparece, gerando os efeitos desconfortáveis para o paciente.

Como parar de tomar antidepressivos 

A interrupção no tratamento com antidepressivos precisa ser feita de forma gradual, com a redução na dosagem de maneira lenta até conseguir parar sem sentir efeitos desagradáveis.

Essa redução pode acontecer em um período de 2 a 4 semanas nas quais a dosagem poderá ser reduzida gradualmente até o corpo já não reagir a falta do medicamento.

Atenção: a administração ou interrupção de qualquer medicamento, sobretudo de antidepressivos, precisa de acompanhamento médico, portanto essas indicações servem apenas para alertar sobre o funcionamento dos mesmo, não para serem seguidas sem o acompanhamento de um profissional.