O termo resiliência é usado para definir a necessidade de adaptação diante de uma mudança. No mundo do trabalho, ter essa capacidade é algo de grande valor e que pode alavancar uma carreira ou uma empresa.

Os desafios surgem todos os dias e estar preparado para lidar com eles é um diferencial que pode fazer a diferença.

Tanto para a carreira de uma pessoa, quanto para uma empresa, ter resiliência pode ser sinônimo de sucesso e sua falta de fracasso.

Os profissionais resilientes são o alvo de recrutadores, que buscam integrar às suas equipes pessoas com capacidade de lidar com adversidades levando o grupo adiante.

Para entender mais sobre a importância da resiliência no mercado de trabalho, acompanhe a seguir algumas dicas e aprenda a desenvolver essa qualidade.

Resiliência no mercado de trabalho

Ser uma pessoa resiliente pode te ajudar em diversas situações em sua vida, seja em sua relação com a família, no casamento e até mesmo no mercado de trabalho.

Um profissional com capacidade de ser resiliente tem mais chances ao concorrer à uma vaga, assim como se destaca dentro de sua equipe.

Mesmo quem permanece no mesmo trabalho há muitos anos precisa utilizar a resiliência em momentos como uma mudança de gestão, um período de pressão e até para lidar com conflitos dentro da equipe.

Ao lidar bem com essas situações o profissional demonstra equilíbrio emocional e habilidade social, mostrando todo o seu valor dentro de uma equipe.

Diante de uma dificuldade o profissional resiliente enxerga mais oportunidades do que problemas e consegue contornar situações que para outros seria um grande desafio.

A importância da resiliência no trabalho

A estabilidade emocional torna um profissional capaz de enfrentar problemas e superá-los. Capacidade muito valorizada pelos demais colegas de trabalho, assim como pela chefia.

O reconhecimento costuma estar presente na vida do profissional resiliente, que sempre encontra oportunidades de crescimento por demonstrar suas capacidades.

Portanto, ser um profissional resiliente pode te abrir portas tanto para conseguir um novo emprego como para crescer dentro de uma empresa.

Desenvolvendo a resiliência 

Algumas pessoas são resilientes por natureza, enquanto outras tem mais dificuldade para lidar com situações adversas.

O lado bom é que a resiliência pode ser trabalhada, por isso se atente às dicas a seguir para desenvolver sua capacidade de ser resiliente.

Autoconfiança

A confiança está diretamente ligada com a capacidade de lidar com problemas e adversidades.

Um profissional que não confia em si mesmo quando se depara com um problema costuma não enfrenta-lo por não se sentir capaz.

Por isso, ter autoconfiança é o primeiro passo para se tornar um profissional resiliente.

Para desenvolver a autoconfiança é preciso conhecer suas qualidades e defeitos, desse modo você saberá quais características deve explorar e quais devem ser trabalhadas.

Flexibilidade

Quem teme mudanças não consegue se entregar à resiliência. Por isso é preciso estar sempre aberto ao novo e deixar padrões antigos para trás.

Acreditar no potencial do novo e esquecer o pessimismo é o primeiro passo para a flexibilização.

Respeito

Uma das melhores formas de se conquistar o respeito alheio é demonstrar o seu respeito pelo outro.

Ter uma boa relação com seus colegas de trabalho te ajudará a ser querido por todos, por isso invista na cordialidade.

Ao conquistar o respeito de seus colegas você poderá contar com ajuda quando enfrentar uma adversidade e desse modo fica mais fácil ser resiliente.

Proatividade

Ninguém consegue ser resiliente de braços cruzados, afinal, para lidar com uma situação de adversidade você precisa enfrenta-la.

Por isso, se você quer ser uma pessoa resiliente esteja pronto para encarar desafios e enfrenta-los de frente.

Diante de um problema você deve pensar na solução e não no problema propriamente dito, assim você pula a etapa da frustração e já vai direto para a resolução.

Conclusão

Quem busca ser resiliente em sua vida pessoal e profissional deve estar aberto à mudar o pensamento e acreditar em mudanças.

O profissional resiliente enfrenta os problemas de frente, sempre com autoconfiança, flexibilidade, respeito e proatividades.

Você está pronto para ser um profissional resiliente?